ÈSÙ
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A palavra Exu em Yoruba quer dizer esfera. Aquele que tem prioridade de rolar por toda a superfície do solo. É o poder que
exu tem de transportar-se, ele pode estar em todos os lugares e em um só lugar ao mesmo tempo. Apesar dequase todos
usarem o tridente como símbolo de exu, este simbolo não pertence a exu e sim a outras mitologias. A representação de exu
é feita atravpes de um busto de argila escrustado de búzios com olhos, ouvidos, boca , narinas e 7 pontas de ferro voltadas
para o céu, que representam os 7 caminhos do homem.

Exu é por muitos zeladores, e por outros que se dizem estudiosos da nossa cultura, considerado como escravo dos demais
orixa. Discordo em gênero, número e graus. No meu entender exu é un grande orixá. De fato cada orixá possui seu exu, mas
isso não quer dizer que ele seja escravo. Exu está ligado a multiplicação e ao crescimento. Ele é o princípio da
trnasformação e também o ego de cada ser.

Se opegarmos uma bola de mercúrio e atirarmos ao chão a mesma se partirá em milhares de pequenas bolas de vários
tamanhos, mas, sempre no mesmo formato. Eis o poder que exu tem de se multiplicar. Se juntarmos todas essas esferas elas
tomarão o mesmo formato e o mesmo tamanho anterior a se partir. Este é o poder de crescimento e transformação de exu,
pois o mercírio é um dos principais elementos de exu.

Exu é ligado a todas as coisas quentes, começando pelo fogo das lavas vulcânicas e do sol (iná ou izô) fogo do bem e do
mal, pelo sangue (eje) pela pimenta (atare) pelo azeite de dende (epo pupa) que está muiro ligado a exu, pois além de ser
quente te o poder de agilizá-lo e as bebidas alcoolicas (otin).

Exi tammbém usa um cacete nodoso chamado de ogó, com que ele se transporta de um lugar para o outro com a mesma
facilidade, podendo por isso estar em todos os lugares.

EXU Bara
Cada pessoa ao nascer tem seu próprio bara sendo assim o bara exu e individualidade de cada ser.Em algunms axe
exu é rpresentado por um falo ereto (okò) ou por uma vagina (onó). Os orgâos genitais remetem ao poder que exu
exerce sobre a atividade sexual, não só por procriação, mas, também pela força do princípio de vida.